Dia Internacional das Mulheres (08/03)

Hoje é o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8/3), o dia em que traz reflexões sobre a participação feminina no mercado de trabalho e a equidade dos direitos entre homens e mulheres.
        Nas últimas décadas as mulheres conquistaram autonomia para exercer a profissão de seu interesse, mas sua participação no mercado de trabalho ainda é desproporcional à sua representação na população brasileira. Enquanto ainda são 44% da População Economicamente Ativa (PEA) elas são 52,3% da população total, entretanto estes números tem evoluído ao longo dos anos. (IBGE)
Já são 9,3 milhões de mulheres tomando as decisões dos negócios, 34% de todos os empreendedores do Brasil, as mulheres empreendedoras são mais jovens e possuem nível de escolaridade 16% maior do que o nível dos homens, de acordo com o SEBRAE.
        Dados do Censo da Educação Superior de 2016, última edição do levantamento, revelam que as mulheres representam 57,2% dos estudantes matriculados em cursos de graduação.
        Entre o fim do século XIX e século XX as mulheres não eram permitidas participar de mesas de negociação das Bolsas de Valores, mas hoje já possuem números expressivos entre investidores do Brasil e no mundo todo.
Nos
últimos 15 anos, o número de investidoras na Bolsa de Valores cresceu quase nove vezes. A quantidade de mulheres saltou de 15 mil em 2002 para 141,7 mil em 2017.
       O mesmo fenômeno de crescimento também é visto nos números de investidores do Tesouro Direto, um dos programas mais populares de investimento no Brasil. Entre 2013 e 2018, a quantidade de mulheres quase dobrou, saindo de 80,5 mil para 155,5 mil, o que representou um avanço de 93,1%.
        Como se tem direcionado ao equilíbrio o cenário de provedor de renda, a valorização da independência financeira se torna maior pelas mulheres. O número de mulheres na função de chefe da família subiu em mais de 10 milhões em apenas uma década, sendo quase 40% da população.
Com a maior inserção das mulheres do mercado trabalho a tendência de maior participação feminina no mercado de capitais é maior, tanto atuando como profissional como investidora.
       Entender das suas finanças é uma arma poderosa para alcançar a autonomia financeira e a independência em todas as instâncias.
                          A Bluemetrix Ativos deseja a todas um Feliz dia Internacional das Mulheres!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *